DIFERENÇA ENTRE BRILHANTE E DIAMANTE

BRILHANTE OU DIAMANTE ? SABE A DIFERENÇA?

Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest
Share On Youtube

DIFERENÇAS ENTRE BRILHANTE E DIAMANTE

A maioria das pessoas usam os substantivos brilhantes e diamantes como sinônimos.  E você? Sabe diferenciar um diamante de um brilhante?

Na verdade, podemos afirmar que todo brilhante é um diamante mas nem todo diamante é um brilhante.

O brilhante é um tipo de lapidação específica do diamante, a lapidação brilhante possui 58 (cinquenta e oito) facetas e formato redondo em sua parte superior, fornecendo à gema o máximo de qualidades óticas do diamante, no que resulta em maior brilho.

Essa informação é muito valiosa pois muitas vezes compramos uma joia com diamantes que não são brilhantes pois muitos joalheiros brasileiros não utilizam lapidação brilhante com a intenção de reduzir custos e oferecem aos clientes pedras de diamantes com lapidação 8/8, que possuem menos facetas e por tal motivo custam menos e possuem menor brilho, reduzindo a beleza da joia.

diferença entre diamante e brilhante
diferença entre diamante e brilhante

CLASSIFICAÇÃO DOS DIAMANTES

Os diamantes são classificados pelo sistema 4c (clarity, color, cut , carat):

  • CLARITY (clareza)  : Neste sistema é avaliado o grau de pureza, presença e localização de manchas e inclusões;
  • COLOR (cor): Quanto menos coloração tiver o diamante, maior é a sua nota de avaliação e valor;
  • CARAT WEIGHT (peso): Quando comparado diamantes da mesma qualidade, quanto maior o tamanho, maior sua raridade e valor;
  • CUT (lapidação): O tipo de lapidação (proporções, simetrias, etc) é que vai definir a forma como as facetas irão interagir com a luz e proporcionar o brilho.

Podemos afirmar que a lapidação (cut) é uma das condições importantes para avaliar a qualidade e valor do diamante, pois quanto melhor a lapidação maior será o brilho do diamante através da simetria das facetas.

Concluímos que o diamante com a mesma qualidade de clareza, cor e peso, a lapidação brilhante  com 58 facetas sempre será mais cara que os diamantes com lapidação 8/8 que tem muito menos facetas.

Agora que você já sabe a diferença, compre brilhantes em vez de diamantes

 


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/joiasdavila/public_html/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Escreva um comentário