cor-joias-850x450

AS CORES DO OURO NA JOIA

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest
Share On Youtube

     O primeiro uso do ouro na joia iniciou com as primeiras civilizações no Oriente Médio, possivelmente foi o primeiro metal usado pelo ser humano, sendo símbolo de status, classe social e ostentação, sendo amarela a sua cor natural em seu estado natural (24K). Na natureza não existe ouro rosa, vermelho, branco, verde, negro ou qualquer outra cor que não seja a amarela. A tonalidade do ouro é dada com a mistura de outros metais.

     É comum ouvir alguém dizer que tal joia de ouro é de tal Região em razão de sua cor, outros dizem ainda que por ser a joia  de tal cor não é ouro 18k ou até mesmo que o ouro de tal lugar é melhor. Estes comentários não passam de desconhecimento sobre o assunto, até porque o ouro puro é um metal igual em qualquer lugar do mundo, é extraído das minas e sempre possui a cor amarela.

     O ouro puro tem 24K e 75% de 24 é igual a 18K. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000), Os 25% da joia corresponde ao metal ou metais que farão parte da liga e sua cor vai ser definida pela composição destes 25%, passando a ter várias cores como:  negro, vermelho,  verde e os mais usados nas  Joalherias, que são: ouro amarelo, rosa e branco.

 1) OURO AMARELO

     Amarelo é a cor mais clássica de ouro e também a mais vendida e utilizada nas Joalherias do mundo.

2) OURO BRANCO

     É a cor mais cara, pois em sua composição é acrescentada paládio que é um metal tão nobre quanto o ouro, por este motivo que a joia com ouro branco tem valor mais alto.

3) OURO ROSA

     O ouro rosa  nas joias tem um ar romântico mas mesmo assim ainda é pouco utilizado  pelas Joalherias.

Observe a tabela abaixo e conheça as cores do ouro que são mais utilizadas nas joias:

JOIA
cor joia

Escreva um comentário