brinco esmeralda

ESMERALDA É A PEDRA DO MÊS DE MAIO

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest
Share On Youtube
esmeralda
esmeraldas

É uma velha tradição as pedras representarem cada mês do ano, sendo a esmeralda a pedra preciosa do mês de maio.

A composição química das esmeraldas é silicato de berilio e alumínio, sua cor é verde devido à presença de cromo e vanádio. Na escala de mohs tem a dureza de 7,5 a 8. Pertence a família do berilo, sendo considerada a mais nobre do seu grupo.

A esmeralda é uma das pedras mais apreciadas do mundo, foi a pedra mais desejada pelos antigos pois acreditavam que fosse uma pedra sagrada. A maioria das esmeraldas utilizadas em joias históricas têm origem nas minas de Cleópatra, no Egito, que atualmente produzem somente esmeraldas de baixa qualidade.

ORIGEM DA ESMERALDA

A esmeralda é encontrada em granitos pegmáticos e xistos, assim como em depósitos aluviais. A melhor qualidade de esmeraldas do mundo encontra-se na Colômbia, que chega a produzir 55% das esmeraldas do mundo. As esmeraldas colombiana possuem uma cor verde intensa e mais brilhante, essa coloração é consequência de presença de bastante cromo, o que a diferencia das esmeraldas encontradas em outros Países.

Com tanta beleza e consequente valor econômico é que  as esmeraldas colombianas gozam de um lugar de destaque para mostrar as sua história, processos e características, ficando expostas no Museu da Esmeralda em Bogotá, valendo muito uma visita, onde você vai encontrar esmeraldas grandes e raras.

No Brasil também encontramos esmeraldas, no município de  Itabira, Minas Gerais, está localizada a Mina Belmont, uma das maiores e mais bem equipadas mina de esmeralda do mundo. Desde 1978, quando foi descoberta a jazida, a Belmont vem investindo em tecnologia para extração de esmeralda, usando os mais modernos equipamentos que trabalham em perfeita sintonia com a preservação do meio ambiente.

Outros Países que produzem esmeraldas: Austria, India, Austrália, Noruega, África do Sul, Egito, Paquistão e Zimbabue.

Escreva um comentário