ourivesaria-polimento

OURIVESARIA: HOBBY OU PROFISSÃO

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Share On Pinterest
Share On Youtube

Na ourivesaria, seja qual for seu objetivo para se tornar um ourives, por hobby ou profissão, você com certeza vai desenvolver muitas habilidades criativas na confecção de inúmeras joias.

Ourives é o profissional que trabalha com metais preciosos (ouro e prata), confeccionando joias que tem um valor monetário e também artístico.

O ofício de ser ourives é muito antigo, há mais de 4.500 anos, sendo os egípcios os mais hábeis na arte da ourivesaria, eles fabricavam objetos e joias de ouro com grande riqueza de detalhes, pois trabalhavam praticamente para atender aos pedidos da nobreza e realeza.

Lembramos que na indústria de joias, o profissional ourives trabalha geralmente em uma única função: ou faz  a fundição ou a laminação ou acabamento ou polimento ou cravação, fazendo apenas  uma atividade isolada, fato que não acontece nas oficinas de ourives, onde o profissional desenvolve sozinho todo o processo de produção(fundição, laminação, trefilação, solda, lixamento, polimento, cravação e limpeza), entregando ao seu cliente a peça acabada  e pronta para uso, demonstrando assim sua maior capacidade de exercer diversas atividades.

O fato é que quando o ourives trabalha especificamente em uma única atividade, muitas vezes ele perde a oportunidade de desenvolver sua criatividade e até mesmo descobrir seu talento, o que não ocorre com o profissional que trabalha em uma oficina de ourivesaria.

Antigamente o ofício de ser ourives era passado de pai para filho, atualmente  não é mais assim, pois já existe no mercado vários cursos de joalheria, o que incentiva  muitas pessoas procurarem esta atividade como forma de hobby e logo se encantam passando a fazer desta forma de prazer sua profissão ou até mesmo uma segunda profissão.

curso-de-joalheria_vitoria_vila-velha_es_joias-da-vila
ourivesaria

OURIVESARIA  X MERCADO DE TRABALHO

O mercado de joias no Brasil, apesar da crise econômica, continua muito bem, por tal motivo existe uma nova geração que vem se interessando por este ofício, motivo pelo qual atualmente existem alguns cursos de joalheria que preparam profissionais para entrarem no mercado de trabalho e ainda segundo o IBGMP – Instituto Brasileiro  de Gemas e Metais Preciosos, o Brasil está entre os quinze Países que mais fabricam joias de ouro no mundo, confirmando realmente que o mercado de trabalho é excelente e  extremamente atrativo.

Escreva um comentário